A Expedição Som do Sisal no Jalapão é um projeto que busca elevar a experiência da música popular brasileira, integrando a violinha de sisal e a violinha de buriti na comunidade de Mumbuca, em Mateiros-TO no Jalapão.
Destaques
🎵 Projeto de intercâmbio entre Bahia e Tocantins
🎻 Levar a violinha de sisal para o Jalapão
🚌 Viagem até a comunidade de Mumbuca, no Jalapão
Outros pontos
🌊 Parada nas águas cristalinas durante o trajeto
👩👧👦 Envolve crianças e adolescentes de Conceição do Coité
🎶 Concerto de viola no teatro
🙌 Apresentação aplaudida durante a expedição
Este foi um dos primeiros projetos desenvolvidos pelo Som do Sisal, que surgiu a partir da inspiração na viola de buriti. Após o fundador do projeto, Josevaldo Nim, ter conhecido de perto o trabalho de Mauricio e Arnon, na comunidade de Mumbuca, Mateiros /TO, deu-se início a um laboratório de investigação técnica e sonoro da cultura sisaleira, no semiárido baiano.
Este vídeo é um resumo da expedição que levou músicos da cidade de Conceição do Coité, interior da Bahia até ao parque do Jalapão para conhecer a viola de buriti, um instrumento construído por mestres da cultura popular, desenvolvido com a madeira nativa do Tocantins.
Devido a semelhança entre o buriti e o sisal, sobretudo na sua massa esponjosa, nasceu a possibilidade de desenvolver instrumentos também no semiárido Baiano, a partir da planta agave sisalana.
Este projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Música Brasileira.
Apoio: Fundação Nacional das Artes - Ministério da Cultura - Governo Federal
Parceria: Projeto Santo Antônio de Música - Prefeitura de Conceição do Coité - BA.
Comments